Sustentabilidade

Um dos conceitos da palavra sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas” (Relatório Brundtland – Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ONU, 1987).

A destinação correta de resíduos, líquidos e sólidos, é um dos enfoques da sustentabilidade.

Em São Roque existem iniciativas nesse sentido, mas como estância turística, que guarda um importante patrimônio artístico, ecológico, cultural e histórico, pode-se sempre fazer mais para garantir a preservação e renovação dos nossos recursos.

Além disso, as ações voltadas à sustentabilidade não são apenas uma prática social, mas também podem ser fonte de renda para você e lucro para a sua empresa.

Nesse sentido, use e abuse de sua criatividade. Agregue valor ao lixo e crie oportunidades!

Dicas interessantes:

- Instituto Akatu, organização que atua no desenvolvimento da sustentabilidade: www.akatu.org.br

- Projeto “e-lixomaps”, do Instituto Sérgio Motta e a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, cadastra e divulga as pessoas que atuam neste segmento:
www.e-lixo.org/index.php

- Site da empresa Tetrapak, que identifica cooperativas, comércio e postos de entrega voluntária de resíduos para reciclagem de embalagens Tetrapak e outros tipos de materiais: www.rotadareciclagem.com.br/index.html

- Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305 de 02.08.2010: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm

- Consulte também o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque: www.saoroque.sp.gov.br

Transforme o conceito de sustentabilidade em realidade!

Instagram @tropicalunica